viernes, 2 de marzo de 2018

COMO É LINDO O RIO GUAÍBA

.


Sou bobinho pero nem tanto, então não guardo papéis da vida profissional em casa. Muitos deles perigosos, digamos. Aqui podem encontrar centenas de contos mal ou bem acabados, nada mais. A papelada perigosa está distribuída por aí em muitos lugares, muitas cópias, milhares de papéis, dezenas de caixas. Prevenção daquela bobagem de se algo me acontecer eles se fodem. Os originais estão parte num cofre em outro estado da Federação, outra parte em outro cofre em Montevideo.

Hoje ao meio-dia saí da Cidade Baixa, dei voltas de despiste indo a Teresópolis, mania de perseguição, mas eles são otários, há meses percebi que me seguem. Levaram o drible lá na Vila Cruzeiro, saí deitado dentro de uma fubica de uns assaltantes de banco meus amigos.

Ali pelas três da tarde estava dentro de um barco indo para o Arquipélago. Rever uns documentinhos antigos que envolvem até o pescoço um gaúcho ladrão da quadrilha do Temer. Há anos não via a nega velha que guarda, só lhe mando uma graninha trimestral, ano passado nem mandei, desamoroso. Levei hoje, junto com as rosas amarelas e brancas.

Estou lá vendo os documas, tomando uma cerveja que a neguinha velha comprou no bolicho, e de dentro de uma mascada caiu um cheque de um tal Banco do Progresso S. A., agência de Cuiabá, nominal a mim. "Dois mil seiscentos e cincoenta cruzados novos", datado e assinado em 29 de novembro de 1989.

Na dureza que ando caí pra trás. Hoje essa grana, com correção pela merreca da poupança dá mais de vinte mil contos, pela inflação real uns cinquenta, por que diabos na época não descontei o cheque? Vá lembrar. O emitente, amado, ainda é meu credor por outras desta vida.

Botei o cheque de volta no meio dos papéis, fica de lembrança. Pedi para a netinha de 14 anos da nega ir lá adiante tirar vinte xerox. Fiquei mais duas horas na ilha, tomando cerveja e relembrando com a negada os velhos e bons tempos.

Voltei de barco com os documas dobrados no bolso interno do casaco, com estes o "Fodão" da Odebrecht se fode comigo.

Meu Deus, como é lindo o Rio Guaíba.
.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario