lunes, 29 de diciembre de 2014

Dormindo com a Teca e com a Guacyra

.
Ontem, antes de sair pra rua, pedi pras "de maior" de idade não casarem na festa até eu chegar. Quem me dera uminha tivesse me ouvido.

Nequinhas, quando cheguei no xópin Olaria só tinha o garçom afeminado me olhando com zoinho número oito. Mandei-o tomar, bem, mandei-o comprar pitanga na venda da sua avó e aguentei firme, o papo em comemoração ao niver da Mareu estava bom, com Juliana MesomoAlex Moraes, Veruschka (mãe da aniversariante) e a própria Maria Eugênia De Abreu Ferreira

Mesa de cinco, champanhe rolando, aquele monte de mulher nas mesas em torno, todas nas mãos dos outros, de repente as esqueci, assunto não falta pra gente em ambiente assim tão bom entre amigos de longa data, Ju, Alex e Mareu ali por 25/26 anos, Verinha e eu com um pouco mais, digamos uns 33.

A meu pedido Alex falou sobre o que pretende em seu trabalho de conclusão de doutorado em Buenos Ayres, será um tema fixado no Uruguay, mas que abala todo o hemisfério. Ele falou dez ou quinze minutos - o gauchinho é bem falante, e poeta (um dos mais acessados deste blog) -, por mim ficaria o ouvindo até o amanhecer, dali saem riquezas mesmo que seja muito moço, que, vivo deste e mundos mis, sabe que anda se procurando, homem de valor se conhece desde criança. As gurias riam muito, o que faz o champanhe... pero também riquíssimas de tudo, alma primeiro. 

Ali pelas duas da matina trocamos de bar, acabamos num que só tinha negão armário, e umas armárias. Deixa assim. Noite feliz pelos meus, tanta conversa boa, confidências.

Às quatro voltei pra casa abatido, dormir sozinho é fogo, e dormi com a voz da Terezinha João, a Teca, ai me abrace, me aperte, rubia. Em sonhos agitados a ouvindo cantar. Sonhos que voltavam a meados de 1970.

Eu era apaixonado pela Teca, desde aqui do frio deste fim de mundo, saindo cedo de sapato furado sob chuva fina pela rua José do Patrocínio, congelado e com fome, meu Deus, que frio, e aquele vento cortante, vestindo uma blusa de mulher, da única alma que se dispôs a me emprestar um pano sem que eu pedisse, lãzinha que não segurava nada. Caminhando apressado para chegar cedo na fila de arranjar emprego imaginava a "russa", em vez de pensar holandesa pensava russa, culpa de livros, só rindo, né, ela bem bela lá na praia no calor de Recife, biquini, sorriso aberto, felicidade, lá na Boa Viagem sem tubarão que conheci muito, muito tempo depois.

E dormi com um clássico do cancioneiro popular revoando na cabeça. GUACIRA, de 1933, autoria dos espetaculares Joracy Camargo e Hekel Tavares. Desde os escritos originais é Guacira, embora muitos denominem Guacyra, não importa.

Joracy, letrista, cronista e dramaturgo (autor da peça teatral de domínio planetário "Deus Lhe Pague", entre tantas). Hekel, pianista, compositor, arranjador e regente.

Teca acompanhada do mestre Heraldo do Monte, no célebre LP que gravaram.

Dormi com elas, Teca e Guacyra, num sono agitado, despertei logo, aos gritos, suando, pois na verdade em sonhos eu estava...

Pensando em ti.

.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario