miércoles, 27 de noviembre de 2013

Comoção no botequim, n'A Charge do Dias

.
Ontem à noite a sessão de "O boteco pensa", evento que se fere duas vezes por mês no Botequim do Terguino, foi cancelada. Haveria palestra do boêmio Aristarco de Serraria, mas o palestrante, tomado de fúria momentos antes, não apresentava condições psicológicas adequadas, segundo suas próprias palavras, para discorrer sobre o tema que escolhera: "A mensagem de Diógenes, o Cínico". Antes havia esclarecido: "Este que morava num barril, tendo como únicos bens um alforje, um bastão e uma tigela, e que em meados de 350 A. C. andava com uma lanterna acesa em plena luz do dia à procura de um homem virtuoso, gesto que, se fosse em Brasília, estou certo de que ele sequer tentaria". Por falar em Brasília, o filósofo também ponderou aos companheiros: "Que fique claro que o Cinismo era uma doutrina filosófica grega que pregava as vantagens de uma vida simples e natural, e não essa imoralidade e falta de vergonha que assistimos diariamente".

A turma compreendeu, pois já basta o problema de que sofre o sábio, que faz com que por vezes sinta tudo girando ao seu redor, copos, garrafas, os carros que passam. Outro dia andou se incomodando e ao se encaminhar ao Mercado Público para comprar peixe a Praça Montevidéu, com Fonte Talavera e tudo, levantou vôo junto com o prédio da Prefeitura, ele retornou ao bar, mas jura que a Praça e o prédio o seguiram, fazendo volteios no ar. Bem, pelo menos isto é o que ele sente.

O que abalou o nobre empinante foi uma das notícias da sessão diária "Notícias do Notibuc", apresentada momentos antes por Luciano Peregrino. Aliás, metade da platéia precisou de atendimento médico, prontamente fornecido pelo doutor Frederico Garcia Lorpa, membro da confraria, que a uns ministrou cerveja, a outros caipirinha, aos casos mais graves Dyabla Verde, o absinto da casa, também chamada de "Losninha".

Ó trilhões de leitores, preparem-se para uma indisposição. Os cardíacos e as pessoas com pressão alta estão terminantemente proibidos de seguirem lendo, pulem esta parte e vão direto às charges. A novidade que deixou os empinantes estupefatos e quase os mandou para o hospital foi assim lida por Luciano: 

- Atenção, tigrada, jornal Ucho.info: o mensaleiro José Dirceu pretende ser gerentalha de um motel de propriedade de um sujeito dono de um catatau de emissoras de rádio, com salário de vinte paus, em troca da liberação, pelo governo, de um canal de televisão, ressuscitando a extinta TV Excelsior. O cargo de gerentalha será de fachada, na verdade instalará no tal de motel, que passará a chamar-se "metel", a sua central de lobbyes, pois o elemento é lobista, nome que dão à picaretagem de mexer pauzinhos dentro do governo para beneficiar este ou aquele mediante polpuda comissão, assim chamada, a comissão, pela hipocrisia nacional, pois na verdade essa pecúnia tem outro nome. Além disso, estão querendo confundir regime semi-aberto com aberto. Semi-aberto é colônia penal, plantando batatas ou carregando pedras, e não essa pouca-vergonha que estão armando. 

Pra quê: os boêmios que não desmaiaram ou sentiram-se mal, isto é, os que conseguiram falar, explodiram em impropérios. Carlinhos Adeva, o diretor jurídico do Partido dos Boêmios (em constituição), estendeu-se um pouco:

- Isto é um acinte! Agora estão insultando a inteligência alheia em plena luz do dia! Moleques! Descarados! Vagabundos!...

Suas mãos começaram a tremer, deu de gaguejar, e logo precisou também ser atendido pelo doutor Frederico, que aplicou-lhe uma dupla de Dyabla.

Bruno Contralouco disse que outro dia iria vestir a sua roupa de Black Bloc para fazer uma visitinha a "certos uns". Mesmo sem precisar de medicação exclamou para o Portuga:

- Vou precisar de um remédio, Portugalino, salta um chope e um liso de trigo-velho!

Uma relativa calma sobreveio na hora da eleição das obras do dia, que vão duplicadas vez que no fim-de-semana não houve votação, estavam ocupados demais com cantorias e fuzarcas. Ficaram com as seguintes:

Myrria.



Nani.


J. Bosco.



Jotapê.



Miss Leilinha Ferro, que como coordenadora tem direito a uma a solas, ficou com o Cazo.



A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que.., bem..., se fundiram  no ano passado (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario