jueves, 7 de noviembre de 2013

Brucutus de caneta, n'A Charge do Dias

.
E os boêmios voltaram da peregrinação pelo Uruguai e pela Argentina. Na maior parte do tempo caminharam pelos bares, botecos, tabernas e cantinas, locais que pouco se diferenciam, se houver diferença, mais alguns teatros, casas de tango, o velho estádio do Peñarol, do Boca, etc, pois, honestos e bons de alma, detestam formalidades, coisas sérias demais, a vida é curta, acreditam que para rezar, os que crêem, não é necessário andar feito doido batendo perna até Santiago de Compostela, pelo que aqui, considerados atenuantes e agravantes que nos assaltam, somente podemos dizer que cada um, cada um.

Luciano Peregrino, e aqui é bom esclarecer que o nome do camarada nada tem a ver com o que a palavra sugere ao falarmos de Compostela, e sim pela sua fama de ter peregrinado pelas camas de todas as mulheres dos políticos e suas asponas, amantes e irmãs, mais as jornalistas de política e cultura do País inteiro, ao que ele ri e diz que isso é um exagero, todas não, encaro só até passável, bucho nem morto, talvez a metade somente, bem, como íamos dizendo, Luciano Peregrino, na hora da chegada, pelo meio da tarde, pediu que a van o deixasse em frente ao botequim, com mala e tudo, enquanto os demais boêmios, e algumas boêmias, preferiram dar uma passada em casa antes.

Largou a mala lá dentro, abraçou ao Portuga, pediu uma cerveja e um frango à passarinho tapado de alho e instalou-se em mesa na calçada, notibuc aberto em sua frente, pretendendo saber das novidades do Brasil, vez que durante a viagem ninguém, nem ele, quis saber de más notícias.

Pelas sete da noite, com a turma já presente, à exceção do Contralouco, em mesas juntas ou próximas, exclamou:

- Atenção, pessoal, recomeço com a nossa velha atividade diária, as Notícias do Notibuc:

- Ai, ai, ai..., murmurou Nicolau Gaiola, que detesta essa parte da programação.

De nada adiantou, se veio: 

- A Justiça do RS mandou que o tadinho do nosso Prefeito de Porto Alegre demita a sua mulher do cargo de Secretária Municipal dos Direitos dos Animais. O impoluto político entendeu que nomear a patroa não é nepotismo, é contribuição, pois administrar a cidade se torna mais fácil, fica tudo em casa, parabéns a ele, tudo pelo bem da população.

Marquito Açafrão adiantou-se: - Tá certo, para reforçar o orçamento familiar não deve ter sido, pois recordo que ele foi o cara que doou a si mesmo, digo, que investiu, cem mil reais na própria campanha. 

Explodem risos no bar.

Luciano segue: 

- Desta ninguém vai rir. A besteira do ano: O senador Pedro Simon comparou a ação dos black blocs no Rio de Janeiro e em São Paulo a atos terroristas como os ataques suicidas, coordenados pela rede Al Qaeda as cidades norte-americanas em setembro de 2001. Depois votou contra o voto facultativo nas eleições.

A turma foi pega de surpresa, alguns duvidaram.

Luciano confirmou: É sério, se quiserem olhem aqui.

- Esse nunca me enganou, no púlpito diz uma coisa, na calada faz outra, disse a professora Jussara do Moscão.

- Mas a que se deve isso, assim, na carinha? À idade? Pois pode até ser que ele tenha razão, mas tem muita gente dizendo que terroristas, além de larápios filhos da puta, são os seus colegas de Congresso, disse raivosamente Chupim da Tristeza.

Aristarco de Serraria, o boêmio-filósofo que não participou da peregrinação, sorriu e disse: 

- Gente, já vou adiantando que o Rato mor, eleito pela rataiada Presidente do Congresso dos Ratos, hoje defendeu a nomeação de cargos comissionados, isto é, dos patifes dos seus cabos eleitorais e outros bichos ainda mais horrendos. Também que estourou o roubo dos inimigos da Dilma, o mensalão é troco perto daquilo. De modo que proponho que deixemos as notícias para amanhã, hoje estamos felizes com o retorno de vocês, seus fugitivos, não vamos estragar o fígado. Depois, com a chegada do Contralouco, vamos querer é saber das aventuras dos amigos junto aos hermanos. Sugiro que primeiro escolhamos as obras do dia, vez que estamos com grande atraso.

De fato, temos recebido aqui no blog bilhões de reclamações diárias pela falta da coluna A Charge do Dias. Bem, bilhões não, milhões. 

E assim se fez. Pela tradicional eleição, escolheram as seguintes obras dos artistas do traço e do pensamento.

Nani.


Rico.


Newton Silva.



Vasqs

Nesta Aristarco precisou dar uma esclarecida na turma da viagem, então falou dos jornais da elite que manipula o povo, especificamente de uma folha paulista, onde os colunistas tentam se passar por gente fina, com as exceções de praxe, mas batem todos os dias nos meninos black bloc, como fez aquele velho caduco, e silenciam sobre as aspirações dos manifestantes. Agora trazem nazistas para ajudar, disse ele. O mestre Ari foi apoiado por todos os 35 presentes.

Decidiram que a obra irá, depois de emoldurada, para a parede do bar, juntar-se às centenas de primas que a ornamentam. E mandam um abraço ao Vasqs. Está dado.

(Uma observação do Administrador: este blog só admite que se fale desses animais, donos de jornais, como foram antes donos de escravos ou ladrões, porque o espaço é democrático, papo de bar. Coisa que eles não fazem, por mais que disfarcem, os covardes se sentem felizes por enganar seres que não podem se defender, papel aceita tudo, e injeção na cabeça dos absolutamente esfaimados, inclusive de mínima cultura, é que vem os salvando da cadeia ou pior)



Miss Leilinha Ferro escolheu a solas, como sempre, pelo seu cargo de coordenadora. 

Ficou com o Fausto.





A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que.., bem..., se fundiram  no ano passado (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.

.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario