jueves, 24 de octubre de 2013

Anand x Carlsen: o mundo vai parar em novembro

.
Está chegando a hora: dia 9 de novembro, em Chennai, na Índia, às 15h (7:30h em Brasília), começará o embate mais esperado pelo mundo do xadrez na última década. 

O planeta vai parar para assistir ao indiano  Viswanathan Anand novamente colocar seu título de campeão do mundo em jogo, desta vez contra o prodígio norueguês Magnus Carlsen, o "Mozart" do jogo-ciência.




Anand, quando defendeu com sucesso o seu título em Moscou, diante de Boris Gelfand, em 2012.

No tabuleiro ao lado, veja a histórica oitava ronda de Moscou, quando Boris Gelfand caiu em 17 lances ao entrar numa roleta russa (ao tomar a torre, sairia pelo menos com a perda de um cavalo, em posição perdedora).















Carlsen, que venceu o torneio de candidatos deste ano, em Londres, suplantando outros grandes gênios. 

Aqui é de se recordar a sensacional última ronda do Candidatos 2013, em 1º de abril. Carlsen vinha da rodada anterior empatado com Vladimir Kramnik, ex-campeão mundial, uma pedreira, em 8,5 pontos, com os demais adversários já fora do páreo. 

O rapaz jogou de brancas com Peter Svidler e perdeu. O mundo se encolheu ao vivo: o menino tremeu diante de tamanha responsabilidade.

Em outro tabuleiro lutavam Vassily Ivanchuk e Kramnik, este agora precisando de um empate para vencer o certame, e Mr. Kramnik é famoso por saber empatar. 

Vassily Ivanchuk, que duas rodadas antes havia sido o verdugo do jovem norueguês, vinha muito mal no torneio, mas havia batido o "Mozart". 

A esperança estava no cérebro do "louco" Ivanchuk.

E o adorável "louco", que este blog não se cansa de exaltar, como AQUIAQUI, AQUI e AQUI (neste último "aqui" uma entrevista que nos concedeu, mas há muito mais),  jogando uma partida perfeita, sereno, nervos o fino, bateu a Vladimir Kramnik impiedosamente, recolocando Magnus Carlsen na guerra em mano a mano. 

Carlsen e Kramnik foram para o tiebreak. 

Que tremeu nada, perder é do jogo, e Carlsen venceu com relativa facilidade. 



Veja o site oficial, AQUI.



.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario