lunes, 21 de enero de 2013

Brasil, esgoto a céu aberto, n'A Charge do Dias

.
No Botequim do Terguino, abrindo os trabalhos, Carlinhos Adeva mostrou-se impressionado com a lista de nomes, pelo menos em relação aos "favoritos", candidatos a cargos importantes na república, a começar pelo Renan Calheiros. 

- Viram, gente, de novo: o Renan e mais uma matilha serão os "caras" em 2013.

Nicolau Gaiola levantou-se silenciosamente e foi para a frente do bar. Já cansou de avisar que não participa de conversas que lhe destroem o fígado, a turma sabe o significado da sua retirada: "Prefiro derreter o fígado bebendo Dyabla Verde do que falando em esgoto fétido e em bandidos desses governos de faz-de-conta".

- De novo vampiros dirigindo o banco de sangue -, disse Mr. Hyde, imperturbável.

- Acho engraçado vocês se espantarem, a política é comandada pelas maiorias -, lembrou Aristarco de Serraria. Para arrematar: - Se a nossa maioria é composta de biltres ignorantes, de ladrões sem coração, queriam o quê?

- Mas dói, Aristarco - tornou a lamentar Carlinhos -, casas onde já tivemos um Ulisses Guimarães, um Mário Covas, virarem esses antros, somente sórdidos esconderijos de corruptos...

- Já não é mais infecção, há muito tempo, é gangrena - colaborou Clóvis Baixo.

- Ah, não, vou lá pra fora também -, exclamou Tigran Gdanski dando um pulo da cadeira.

- Se eu pego um cara desses -, disse o Contralouco.

- Empala, Contra? -, pergunta rindo Aristarco de Serraria.

- Isso só pra começar -, responde o Contra.

Para amenizar o papo, Jezebel do Cpers perguntou ao Contralouco - que chegou da praia hoje pela manhã - como foi a última semana de férias, a seguir a curiosidade feminina:

- E o casamento com a deusa da praia, a Ingrid, tudo certo, Contrinha?

- Mais ou menos -, ele respondeu, com um sorriso misterioso.

- E o "Troféu Algemas de Ouro", gente? -, pergunta Carlinhos, que não se deu por vencido, disposto a machucar o fígado dos empinantes.

- Ganhou quem tinha que ganhar, ainda que a concorrência tenha sido fortíssima -, diz Jussara do Moscão.

- E os patifes tentaram burlar a eleição, com programas de computador criando perfis falsos, para votar em outras pessoas no feicebuc -, diz Leilinha Ferro, que aproximou-se das mesas para pedir que escolhessem logo as obras do dia.

- Falsidade é com eles mesmos, essa gente é assim: mesmos em casos onde fazer as coisas direito é mais fácil, preferem fazer sujeira, é o vício -, diz Jucão da Maresia.

Em seguida chamaram o pessoal das mesas da rua e elegeram as obras. Vieram em dose dupla, para compensar o fim de semana.

Com o Sponholz, do Jornal da Manhã (Ponta Grossa, PR).



Aroeira, sobre o ladrão dos ladrões, antes inimigo e atual amigão do premiado com o Troféu Algemas de Ouro.




Nicolau Gaiola falou em assaltantes de cegos, das pessoas da escuridão, e a turma foi unânime em recordar apóstolos, bispos e bispas, com o Newton Silva. Aristarco emendou com apóstatas do vil metal, e os confrades atacaram com um sem número de qualificativos, que aqui não podemos declinar vez que o blog é familiar, mas podemos dizer que assemelham-se aos dirigidos aos próceres da política.




Por fim, os boêmios ficaram com peninha de algumas pessoas não classificadas no vestibular, com o Zop.



Miss Leilinha também veio em dose dupla (duas, em vez de uma). Com o Nani, nas duas! À boca pequena, Jezebel disse ao pessoal que "a menina anda furiosa com o Partido dos Trabolas". Professora é professora, fomos ao dicionário: trabola = velhaco, trapaceiro.

Na primeira do Nani, não faltou quem lembrasse de um embusteiro que diz que o SUS é de primeiro mundo, enquanto se trata em hospital de banqueiros.



Na segunda, bem... aí está:




(A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que há poucos meses se..., bem..., se fundiram (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro)


No hay comentarios.:

Publicar un comentario