miércoles, 29 de agosto de 2012

Olimpíada em Istambul, 1º dia

.
Em geral os resultados foram normais no primeiro dia de Istambul. Os favoritos passearam nos tabuleiros. A Rússia, equipe de rating mais elevado, passou com um escore de 3,5 a 0,5 pela República Dominicana, permitindo-se o luxo de dar folga ao seu primeiro tabuleiro, Vladimir Kramnik. Destacou-se o dominicano Willian Puntier, com rating de 2.312, colocado como o 4.573º no ranking mundial, ao arrancar esse meio ponto para o seu país diante do gigante Evgeny Tomashevsky, de 2.730, 20º do mundo. No feminino não houve jeito, 4 a 0 nas meninas bolivianas.

No masculino os bolivianos perderam de 3 x 1 para os armênios. Esse um foi obtido com bela vitória de Oswaldo Zambrana (2.471) sobre Sergei Movsesian (2.698), que ontem ilustrou o tabuleiro aqui ao lado.

Os titulares turcos, donos da casa, passaram fácil pela Tailândia, 4 x 0. 

Não temos todas as informações, mas na Olimpíada pelo menos o país anfitrião pode participar com mais de uma equipe. Tanto no masculino quanto no feminino, a Turquia tem a equipe principal e mais duas, compostas pelos conjuntos sub-16 e sub-12. Ao tempo em que se eleva a máxima do "o importante é competir", uma vez que as equipes sub-16 e sub-12 enfrentam os primeiros times dos demais países, preparam a moçada para o futuro.

Tanto no masculino com no feminino as equipes sub perderam a primeira ronda, mas a sub-16 feminina deu um belo susto nas titulares da Mongólia (que  poupou sua principal enxadrista, Batkhuyag Munguntuul, o que talvez não influísse no resultado, pois quem a substituiu venceu a partida no primeiro tabuleiro). Foi ali, ali, por 2,5 a 1,5, mas poderia ter sido 2 x 2, considerando que a partida que foi empatada poderia ter sido vencida pela menina turca Yesim Patel (foto), de 15 anos, que realizou uma partida trepidante com as negras.

Como era esperado, o Brasil passou com vitória. No masculino 3 x 1 sobre a Algeria, e no feminino 4 x 0 na Líbia.

Hoje tem mais. No masculino o Brasil encara uma pedreira daquelas, a Inglaterra. Como sabemos, as equipes têm cinco atletas, para quatro tabuleiros. Um descansa. Hoje Gilberto Milos dá lugar ao jovem Krikor Mekhitarian, e teremos os seguintes confrontos (Brasil na primeira coluna, mas de brancas irão Vescovi e Mekhitarian):

Rafael Leitão (2623) x Michael Adams (2722)
Giovanni Vescovi (2617) x Gawain Jones (2653)
Alexandr Fier (2582) x Nigel Short (2698)
Krikor Mekhitarian (2511) x David Howel (2635)

As moças brasileiras enfrentam, bem... a verdade é que a pedreira é muito maior que a dos homens: enfrentam o time da Rússia.

As 9 h, AQUI.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario