martes, 3 de julio de 2012

Chico de Oliveira no Roda Viva: O Buteco Pensa

.
Dentro de um ano, ou dois, pela graça de sermos "amigos" de Mr. Gugle e de seu amante, o Gemeil, e da chefona CIA que recebe os dados, os amigos lerão a matéria do dia, abaixo, que não aparece em robôs de busca, eu não pago. Se entraram, milagre, apostem na loteria, vai dar. E não esqueçam de jamais comprar nada de propaganda que surge neste blog, é tudo mentira, engodo.


O Beco do Oitavo é cultura. Ontem à noite teve sessão especial pela tevê, ideia de João da Noite, inaugurando  "O Buteco Pensa", evento que ocorrerá  todas as segundas-feiras, com o incentivo de "as cervejas são por minha  conta, pessoal", dito pelo João. Ao final, ninguém permitiu que ele pagasse coisa alguma, Tigran Gdansk resumiu: "Nós é que te devemos, JN, ouço você dizer essas coisas desde 1998, mas não imaginava...".

O artista, tão famoso quanto simples, foi o sociológo Chico de  Oliveira (Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, Recife, 7 de novembro de 1933),  emérito da USP, um dos fundadores do PT e do CEBRAP.

Programa de fato muito especial, a começar pela TV Cultura e seu Roda Viva. Marquito Açafrão, que odeia tevê, disse que é a única que consegue assistir sem estragar o fígado. E o Chico lá no meio da roda viva, 79 anos, bonezinho azul, bem-humorado, imensa dignidade, uma fortaleza dentro da sua modéstia.  Um homem eticamente cristão.

Para o Chico, o Brasil segue sendo aquele ornitorrinco. O Gustavo Moscão não entendeu direito essa de ornitorrinco, mas a professora Jussara, sua mulher, não teve dificuldades em lhe explicar: "Pássaro e réptil, amor. Uma conjunção de progresso e atraso, o Brasil é... uma coisa".

Sobre a promiscuidade dos canalhas, Chico disse que a aliança com Maluf é o fracasso do PT. "Do PT, pois do Maluf  não dá pra dizer, Maluf sempre foi um fracasso". Isto caiu como uma luva para a sua máxima de que a riqueza, pelo menos nos moldes em que a temos, só produz mediocridades.

Os boêmios todos exclamaram, a uma só voz, como por encanto: eike batista! Um grito de profundo desprezo, de dor pela ignorância, de nojo...

"No Brasil sindicalistas nunca foram de esquerda, foram empurrados para a esquerda pela sociedade democrática que ansiava por democracia".

"O Lula é um oportunista, não tem caráter. Certa vez disse que detestava ser famoso e pobre, que preferia ser um rico anônimo".

Naquele instante havia gelo no ambiente, 23 boêmios e a tripulação do bar muito sérios, atentos. Quando o Chico de Oliveira disse o que todos sabem, que o Lula é um oportunista e sem caráter, todos saltaram, aos furiosos gritos de libertação: "Viu, eu não disse!", entre referências menos nobres ao casca dura que parimos na escura noite dos milicos.

Essa a razão de o PT ter sido invadido por aspones, consulpones, mensaleiros, cuequeiros e outros bichos, quedou-se claro. "Um bálsamo ouvir isso de quem, por ter sido enganado, ajudou a enganar o povo.  Um homem que admite que errou, diz que errou antes que o cobrem, não um cara de cadela como os outros", disse em lágrimas João da Noite, o bar calou.

Ainda João: "Os traidores das nossas ilusões não passam de uma tropa de ignorantes que almejavam somente 'riqueza', material e a qualquer preço, como pudemos embarcar nessa?"

Alguns choraram de arrependimento e impotência. A via sacra seguiu, com os jornalistas interrogando o homem. 

Um dos entrevistadores ponderou: "Mas o Lula vai passar para a história como um grande presidente...". Pura provocação, o perguntador sabe muito bem do delírio das massas manipuladas.

Chico: "É, a renda das massas se elevou, como os lucros dos banqueiros. Tio Hitler também era amado pelas massas...".

Sobre Dilma: "Tem enorme dificuldade de governar porque Lula não deixa". Para ilustrar o oportunismo e  o mau-caráter, recordou a herança maldita dos ladrões que deixou de presente para a dama.

Pessoalmente, que também assisti, num hotel do interior de São Paulo, o seu Chico tinha mais a dizer sobre o Lula. Percebeu-se que Chico não é nenhum gritão atrás de holofotes, como aqueles. E note-se que nenhum jornalista citou nominalmente José Dirceu, nenhuma pergunta direta. Por  quê? Vá se saber.

Após o programa seguiram-se horas de discussão entre os boêmios, a maioria se embriagou forte. Lúcio Peregrino: "Hoje eu preciso me emborrachar, meu coração não aguenta".

Estamos longe, muito longe, da redenção. Mas um dia, daqui a algumas décadas...

Viva o Brasil.

Salito.

PS. às 17 h: As mal-traçadas foram de memória, ontem estávamos em um local onde seria impossível gravar a entrevista. Mas agora vimos que já está no iutiúbe. Assistam, amigos. Pedimos perdão se a nossa memória se equivocou em algo.



2 comentarios:

  1. Prezado Amigo,

    Gostei dessa idéia "O Buteco Pensa", parabéns!!!!
    Também assisti no iutiúbe (sic) a entrevista de Chico de Oliveira e me ajudou a embassar melhor ainda minhas conclusões.
    Se um partido que tinha seu reduto na grande São Paulo precisa de Maluf para eleger o seu fantoche, esse partido é o partido do fracasso.

    Obrigado e um grande abraço!!!!

    João Francisco

    ResponderBorrar
  2. Valeu, João Francisco. Em "sua terra", São Bernardo, o Lula jamais ganharia uma eleição, é o que afirmam os habitantes. O conhecem.
    Abraço.
    Salito.

    ResponderBorrar