lunes, 21 de mayo de 2012

Anand x Gelfand: sangue em Moscou

.
Por João da Noite

Como todos sabemos, por estes dias acontece em Moscou o duelo pelo título mundial de xadrez (World Chess Championship 2012) entre o indiano Viswanathan Anand, atual campeão (na foto com a esposa), e o bielorusso (naturalizado israelense) Boris Gelfand. 


Até ontem tínhamos seis empates sonolentos e uma sonolenta vitória do desafiante, esta na sétima ronda. Sim, o campeão mundial não vinha bem, quase irreconhecível. 




Parece que a derrota acordou Vishy Anand, pois, como os brasileiros devem ter sabido pelo Jornal Nacional da Globo, antes do noticiário do tênis, hoje o mundo se quedou eletrificado com o que aconteceu no tabuleiro.


Na primeira vacilada do desafiante, Vishy nem piscou, apenas calmamente abriu a caixa de ferramentas. Fuego en el tablero! Desde o começo viu-se que não estava para brincadeira: numa indiana forçou a variante anti-Grunfeld, para a alegria do povo, pois ninguém suportava mais as sólidas semi-eslavas do gambito de dama recusado. 


O comentarista da Globo, Galvão Buenacho, sutil e com a agudeza de espírito que o torna brilhante como seus patrões, matou em cima o erro de Gelfand no lance 14. Começou o berro: "Vai que é tua, Vishyzinho!". Só começou, parou no Vai..., eis que no céu ribombou enfurecido trovão, logo desceu o colérico raio vermelho em estranha forma - das letras PQP - que o calou para sempre. 


A 11.500 Km de distância, dentro de uma redoma de vidro à prova de som, o campeão nada ouviu, mas teve um leve sobressalto cerebral, que não foi o suficiente, graças ao raio salvador, para lhe tirar a concentração.


Mais três lances e Boris Gelfand pressentiu a carnificina que se avizinhava.

Como convém a um príncipe do jogo-ciência, abandonou o campo de batalha, poupando a vida dos combatentes que lhe restavam. Ao quedar o seu rei o israelense colocou a peleja no Guiness, como a mais curta na história dos embates mundiais pelo título, somente 17 lances, algo impensável até este 21 de maio de 2012.


O match está empatado, 4 a 4. Quarta-feira, 23, continua com a nona ronda (do total de doze). Muitos canais transmitem em direto, sugerimos o Chessdom - Live Arena, às 15 h de Moscou, 8 da manhã na hora legal do Brasil. Imperdível!


A foto (na redoma, na 5ª partida) é da bela Anastasiya Karlovich.








No hay comentarios.:

Publicar un comentario