domingo, 25 de marzo de 2012

Porto Alegre, 240 anos

.
Amanhã o Porto dos Casais completa 240 anos.




Para quem não conhece, na área em verde da foto está o Chalé da Praça XV, onde costumamos enxugar muitos chopes gelados. À frente o Mercado Público, e ao fundo, no escuro, passa o rio (é rio sim, isso de lago atende a outros propósitos) Guaíba, o leito de água doce mais lindo do mundo. Que tal o pôr-do-sol visto da margem? Nuances de aquarela, no dizer do grande Noel Guarany.




Quanto orgulho, vejam a wikipédia: Porto Alegre ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU omo a Metrópole nº 1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais. Dados do IBGE a apontaram em 2009 como a capital brasileira com a menor taxa de desemprego, a empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle a inclui em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo e figura na lista da Pricewaterhouse Coopers entre as cem cidades mais ricas do mundo. Porto Alegre é uma cidade influente no cenário global, recebendo a classificação de cidade global "gama", por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

E tem muito mais. Para não falar no Grêmio e no Internacional. Mas tudo isto vem de administrações anteriores, senhor alcaide, não fique assim tão alegre.

Alguns probleminhas: A cidade enfrenta muitos desafios, entre eles a grande população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, índices de crime elevados (embora indicando uma tendência de queda) e crescentes problemas de trânsito.

Enfim, é a cidade que adotamos, onde passamos a maior parte do tempo.

Os festejos começaram ontem, com o show da Maria Rita, "Viva Elis", no Anfiteatro Pôr do Sol. São muitos os espetáculos e atividades, uma relação imensa, em todos os pontos da capital. Hoje perdemos de assistir o fantástico Arthur Moreira Lima na Redenção, com seu espetáculo "Um piano pela estrada", mas não tem problema, volta e meia encontramos o Arthur por esse Brasil afora, o seu projeto de levar boa música a todos os recantos do país chega a ser comovente.

A programação completa pode ser encontrada no site POA 240 ANOS. Nós estaremos em San Pablo durante a semana, mas no sábado não perderemos por nada deste mundo o baile da cidade, no espelho d'água da Redenção, sob as estrelas, com a Banda da Cidade, Nei Lisboa, Cigano, Lourdes Rodrigues (saudades, dona Lourdes, falamos depois do show), Kleiton e Kledir e Isabela Fogaça. Por alguma razão não fomos no ano passado, neste lá estaremos todos. 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario