domingo, 25 de marzo de 2012

Lourdes Rodrigues

.
Foi falar na Dama da Canção e me deu uma bruta saudade, dos tempos de menino - 21 anos é menino, creio -, noite alta com os olhos espichados assistindo a ela e a muitos outros cantarem pela noite de Porto Alegre. Ah, a boemia... A primeira vez foi no Adelaide's, na Marechal Floriano, depois no Chão de Estrelas, na José do Patrocínio, e nos anos seguintes onde estivesse. No começo eu morava em república; depois, já empregado como datilógrafo, em pensão, passei por umas 20 no Centro. No começo ficava num cantinho dos bares, fazendo uma cerveja durar a noite toda, tudo tão caro. Com o tempo homens e mulheres da noite acostumaram com a minha presença, se afeiçoaram, e aí começou a chover na minha horta.

Estremecia ao ouvi-la cantar Dona Divergência (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), Zaíra (Edison Nequete e Marcelo Lehmann), Gente da noite (Túlio Piva), tantas...

Quando a dona Lourdes não aparecia, eu pegava um saco de cervejas e ia para o seu apartamento na Rua General Canabarro, onde morava com filhas e netos. Certa noite lá cheguei e ela estava no escuro, alguém havia esquecido de pagar a conta de luz. Cerveja à luz de velas é bom, quando a conversa é boa. Cada  história...  D. Lourdes só bebia campari, moderadamente. Eu batia as cervejas e atacava o campari. 


Em 1998 ela me presenteou com o CD "Porto Alegre canta tangos", gravado em Buenos Aires, no qual registrou El último café (Héctor Stamponi e Cátulo Castillo) e Sin palabras (Marianito Mores e Henrique Santos Discépolo). O CD é uma preciosidade, nele também encontramos o sensacional Rubens Santos incendiando o teatro com Uno (Mores - Discépolo), mais uma gama formidável de artistas locais. Fiquei tão feliz e encantado que insisti tanto até adquirir meia-dúzia, apesar da edição ser limitada, para presentear familiares e amigos do peito. Fiquei com dois, um de reserva, os sobreviventes do peito eram poucos.

A última vez que a abracei foi na casa de shows "Se acaso você chegasse", do Lupinho, na comemoração dos seus 50 anos de carreira.  Nessas alturas ela já havia se mudado para o litoral.

Voltarei a falar da nossa grande cantora aqui, ah, se voltarei.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario