sábado, 31 de diciembre de 2011

Brasil Pandeiro

.
Roda o mundo uma produção estrangeira, Around the World, linda. Uma idéia maravilhosa.

Pois no Brasil continental há muito espaço para vôos semelhantes. O amigo Schumacher, o homem dos vinhedos e dos vinhos, hoje nos enviou um, destacando uma das muitas obras-primas de José de Assis Valente (Santo Amaro, BA, 19/3/1911 - Rio de Janeiro, RJ, 6/3/1958), o samba Brasil Pandeiro.

O amigo enviou e só, sem comentários a não ser a beleza. O que vai é por nós (falamos isto não por temer uma esquiva, acreditamos que o velho amigo subscreveria as nossas palavras, mas é que ali e depois lá adiante, en passant, diremos coisas de alguns lixos, que, mesmo sendo verdade, assumimos a solas, como é de direito).

Que Carmen Miranda banana, retornando dos EUA americanizada, recusou-se a gravar em 1940: "Assis, isso não presta". Cheia de "fama". Uma mancadinha da cantriz, digamos, do tamanho do Texas roubado do México. Na verdade, a lambe-ovo temeu desagradar o chefe Tio Sam Patinhas (como se o cara fosse ligar para formigas), esquecendo que o sucesso que a levou alhures se devia a outras obras de Assis Valente.

Ele vestiu a sua camisa listrada e saiu por aí, mas antes teria respondido: "Ora, volte pro inferno, Carmen!". Em seguida deu o samba para o Anjos do Inferno gravar, estes uns capetinhas nacionais, anjos, e deu no que se sabe.

Matou-se, o Assis, por dívidas, num tempo em que os homens do Brasil tinham vergonha na cara, espelhando-se nos seus governantes.

Passa da hora dos criminosos chamados globos da vida restituirem a história do nosso povo.

E a palafita sente pena da pobre moça riquinha, leviana naquele momento, a Xuxa de antanho. Bem melhor acabada, possivelmente, pois de gente como ela de lá para cá a deterioração, degradação, é gritantemente visível.

De Assis Valente falamos sério.

Vai para os boêmios do Beco do Oitavo e do Botequim do Terguino, que estão lá pelos campos de Vi-a-mão, por enquanto preparando o corpo à base de frutas e água mineral. Com esta, acreditamos que abrirão os trabalhos...

    

No hay comentarios.:

Publicar un comentario