viernes, 4 de noviembre de 2011

Tocada Movida, un concepto

..

Hay un dicho común en ajedrez. Cuando tocás una pieza y la soltás, enseguida tu adversário te dice "tocada, movida". Si la tocaste, la tenés que mover. También quando hacés música, tocás, y cuando tocás, se arma una movida.

Nosotros somos profesores de Ajedrez que hacemos música, y somos músicos a los que nos encanta jugar al ajedrez. Así, de a poco, fueron apareciendo canciones sobre como mueve un peón o un alfil, sobre jugadas típicas del ajedrez, sobre la vida de ajedrecistas. Y así, nació tocada MOVIDA, una banda que hace canciones jugando con el ajedrez.

Assim a banda argentina TOCADA MOVIDA começa a dizer a que veio.

No seu site, AQUI, logo ficamos sabemos que é composta de 4 professores de xadrez do Programa de Ajedrez Escolar dependiente de la Dirección de Extensión Educativa y Recreativa del Ministerio de Educación del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.  

Eles são o Ale, a Maia, o George e o Chano. Figuraços. Sucesso total entre a meninada de 8 a 80. Em alguns anos veremos os frutos da iniciativa, quando encontrarmos los hermanos do outro lado do tabuleiro, entre outros efeitos.

As letras das músicas, seja rock ou chacarera, sempre referem ao xadrez, ensinando os movimentos e situações do jogo ou colocando o xadrez no cotidiano das pessoas. E fazem graça. O rock'nroll, por exemplo, mudou. Enroque, em espanhol, é o inusitado movimento conhecido por roque no Brasil. A dama, no xadrez, para os ingleses é Queen, então o gênero que eles dizem praticar é Enroqueenroll. No Brasil seria ainda mais fácil: roqueenroll.

Não por acaso, a Tocada Movida deu o show na abertura da II Copa Latinoamericana de Ajedrez, neste 31 de outubro, em Montevideo. Os irmãos uruguaios assim se referiram: Músicos todos ellos, y muy buenos, comenzaron por una idea simpática que gracias a su talento y entusiasmo, se ha transformado en uno de los íconos de cada actividad ajedrecística en el vecino país. Tienen en su haber dos muy buenos discos, en los que nos cuentan las mejores historias ajedrecísticas en los más variados ritmos musicales, con una frescura y alegría más que contagiosas.

Em junho de 2011 a festa em uma escola da capital (Escuela 11) como sempre foi de arromba. Mas nesta houve uma diferença: no meio do salão, cercada de crianças, estava a maior jogadora de xadrez do mundo em todos os tempos, ainda em plena atividade: a húngara Judit Polgar, prestigiando o Programa de Ajedrez Escolar. Judit sempre esteve presente na capital argentina, costumava hospedar-se na casa de Don Miguel Najdorf (falecido em 1997), que mereceu uma música da banda, levando seu nome, Don Miguel. Muito bom, também, o Capablanca funk...



Claro, em se tratando dos argentinos, um tango não pode faltar. Aqui é no pátio de uma escola.






No hay comentarios.:

Publicar un comentario