miércoles, 9 de noviembre de 2011

Pra dizer adeus

.
Sempre que as coisas ficam difíceis demais aqui na palafita, lembramos consternados de Torquato Neto, o espetacular poeta que nos deixou aos 28 anos. Torquato Pereira de Araújo Neto (9/11/1944 Teresina, PI  - 10/11/1972 Rio de Janeiro, RJ). Autor de antológicas letras da nossa música popular. A ditadura militar fez muito mal a sua alma. Andava bebendo exageradamente, muito, muito. Após comemorar o seu aniversário, chegou em casa e esperou a mulher dormir com o menino. Depois escreveu um bilhete: "Pra mim chega. Vocês aí: peço o favor de não sacudirem demais o Thiago que ele pode acordar". Trancou-se no banheiro e abriu o gás.

Como alguns de nós, bebia bem, mas não de tudo:

Solidão?
sim, com gelo e limão.
Ingratidão?
não, obrigado.

Não conheci Torquato, na época eu tinha completado 20 anos, em fuga do mato e vivendo na miséria de tudo. Mas quando o conheci pelos livros, pela poesia, música, anos depois, quando trêmulo entrei na escola e casei com a dona que dá para qualquer um, a Biblioteca Pública, uma interrogação ficou pairando na cuca: nessa idade, 28, a gente tem amigos, não se mata así no más, o amigo percebe, não deixa, pressente e não sai de perto.

Eu tinha um amigo de fé, que me parecia impossibilitado de me ajudar, mas ajudou!, e como, sem dizer uma palavra, mas sempre perto, marcando na boa; só por eu saber da sua decepção, com a casa aberta me esperando para as boas e ruins. Se eu me matasse, que não me matei, iria ficar com vergonha dele. No primeiro giro do tambor falhou. Depois me deu uma tremura, a máquina de escrever à frente, e a imagem do Patinho de madrugada, como se estivesse ali. Subi a Duque e o acordei de madrugada. Ele na saída dizendo pra Nina: cuide do menino, não demoro.  Fomos tomar chope no Tivoli. Chegamos lá às 5. O Tivoli fechava às 6 ou 7. Naquele dia foi até às 10 da manhã. Depois, eu que não deixei outros dois se matarem, estes mais ainda impossibilitados, vergonha de pedir auxílio. Ah, não deixei. Levei comida, uns trocos, mulheres, discos.

Onde andavam os seus amigos? Isso é complicado.

Acender as velas.

A composição que segue é dele (música de Edu Lobo).

Tintim.







No hay comentarios.:

Publicar un comentario