miércoles, 12 de octubre de 2011

Dia da Criança, n'A Charge do Dias

.
Como acontece há muitos anos, no Dia das Crianças os boêmios vão se chegando sem muita conversa, aburridos. O Beco do Oitavo nem abriu as portas, de modo que todos se concentraram no Botequim do Terguino.

Depois da segunda losninha, Marquito Açafrão lembrou que o dia é invenção de uma fábrica de brinquedos paulista, a Estrela, em conjunto com os ianques da Johnson & Johnson, para incrementar as suas vendas. Só para isso, incrementar as vendas. A estratégia deu certo, souberam mexer nos sentimentos do povo com uma campanha publicitária nunca vista, toneladas de comerciais chorosos, tão descomunal quanto estúpida. Isso lá por 1960. Depois tentaram até emplacar a Semana da Criança, para ganhar ainda mais, mas não deu certo, nessas alturas a inteligência mediana já havia se flagrado de que dia das crianças, como dos pais, mães, namorados, tataravós, amantes, vizinhos, punguistas, etc, é todo dia.

A turma do Beco decidiu-se pela charge do Zope, sobre a máfia.




Os merengueados do Botequim ficaram com o Newton Silva, do Jangadeiro Online (Fortaleza, CE).



Adolfo Dias Savchenko compareceu, também de cara fechada. Pediu champanhe (acendeu um luzeiro na cabeça de todos) e ficou socado num canto do bar, de lero com uma crioula que dava dois dele, enfiada numa fusô de lycra que mostrava até..., deixa pra lá. Pelo que entendemos, em breve teremos casório. Homenageou outro mafioso, com uma charge do Miguel, do Jornal do Commercio (Recife, PE).




E o trabalho estava concluído. Mais tarde iriam todos atravessar o rio de barco, para participar de uma festa na casa do Berimbau, em Guaíba.

Quando João da Noite levantou dizendo que ia nos mandar o resultado, houve um súbito movimento de nervosismo em cada um. Aproximaram-se uns dos outros e ficaram alguns minutos discutindo. Depois Gustavo Moscão andou até o João com ares de porta-voz, solene, e pediu para entregar mais uma obra, excepcionalmente, em nome de todos. E desatou a chorar. Era o único que não tinha bebido. Dos outros alguns miravam o copo, outros o chão, rostos crispados. Quando Moscão amoleceu, foi um estrépito de cadeiras arrastadas, resolveram ir ao banheiro ao mesmo tempo, alguns saíram para a frente do buteco.

É do Passofundo.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario