domingo, 25 de septiembre de 2011

Os Reis no Brasil - São Paulo e Bilbao

.



Foi preciso que alguns dos melhores cérebros do planeta viessem a São Paulo, para que os jornais abrissem uma notinha sobre xadrez. Dos seis guerrreiros mentais, quatro estão entre os sete primeiros do mundo (1º, 2º, 3º e 7º, Carlsen, Vichy, Aronian e Ivanchuk).

A Folha de S. Paulo hoje fala do torneio (abaixo transcrevemos a matéria da repórter Carolina Araújo, por gratidão à Folha  pela lembrança), destacando que logo no primeiro dia haverá o confronto entre o campeão mundial Vichy Anand (na foto, brincando com o prefeito) e o primeiro do ranking Magnus Carlsen, que já se enfrentaram 50 vezes, com 15 vitórias de Anand e 9 de Carlsen, com 26 empates. Obviamente, no Brasil é a primeira vez que se vão se bater.

Voltaremos ao assunto. Por ora, dizemos que é o maior evento da história do Brasil em todos os tempos. As partidas poderão ser acompanhadas ao vivo, direto do Ibirapuera, AQUI, entre outros canais do mundo.

O sorteio da primeira ronda aconteceu hoje pela manhã (era para ser às 14 h, mas o prefeito, com o mundo assistindo, atravessou tudo), no Ibirapuera. O célebre jornalista espanhol Leontxo Garcia (que narrará o evento para a Espanha e o mundo espanhol, de olho na atuação do melhor jogador espanhol da atualidade e orgulho da raça, o menorquino Paco Vallejo) e o Mestre Internacional Herman Claudius van Riemsdijk conduziram a cerimônia. Além de Vichy x Carlsen, teremos Aronian x Vallejo e Nakamura x Ivanchuk.

A Folha:

A caixa de vidro instalada no parque Ibirapuera sediará nesta segunda-feira o duelo mais esperado do xadrez mundial. O norueguês Magnus Carlsen, 20, número um do ranking da Fide (Federação Internacional de Xadrez), e o indiano Viswanathan Anand, 42, atual campeão mundial, se enfrentarão na primeira rodada da final do Grand Slam em São Paulo.

O confronto está marcado para as 15h. Anand jogará com as peças brancas. O sorteio do emparceiramento do Grand Slam foi realizado na manhã deste domingo, com a presença de seis dos melhores jogadores de xadrez do mundo e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Além de Carlsen e Anand, participam do campeonato o armênio Levon Aronian, 28, o ucraniano Vassiky Ivanchuk, 42, o americano Hikaru Nakamura, 23, e o espanhol Francisco Vallejo Pons, 29, respectivamente, terceiro, 7º, 12º e 28º colocados do ranking mundial. Todos jogarão contra todos, e as partidas acontecerão segunda, terça, quarta, sexta e sábado, sempre às 15h.

A partida entre Carlsen e Anand é ainda mais aguardada porque o norueguês desistiu de jogar o Torneio de Candidatos, disputa que definiu, em maio, o adversário do indiano na disputa pelo título mundial, em 2012. Carlsen era o favorito para se tornar o desafiante de Anand, mas anunciou sua desistência por não concordar com as regras da disputa. O vencedor do Torneio de Candidatos foi o israelense Boris Gelfand, 15º colocado do ranking mundial.

A capital paulista sedia a primeira metade da final do Grand Slam de xadrez, um dos torneios mais importantes do mundo. Entre 5 e 11 de outubro, acontecerá a segunda etapa da disputa, em Bilbao, na Espanha, também em uma caixa de vidro. A entrada para o público é gratuita.


No hay comentarios.:

Publicar un comentario