sábado, 3 de septiembre de 2011

Jula de Palma - Tua

.
Jula de Palma (Jolanda Maria de Palma - Milão, 21/4/1931) começou a trabalhar no início de 1950, como cantora de rádio. No início da carreira preferiu canções francesas, mas a sua voz poderosa e sofisticada começou a ficar famosa graças a sua interpretação de clássicos de jazz. Blues in te night é célebre.

Em 1959 cantou no "Festival di Sanremo". Um escândalo para a sociedade italiana, ainda hoje hipócrita até a raiz dos cabelos. Mesmo a imprensa, habituada às surubas dos papas e dos muitos ricos, se disse chocada (por trás, agradando aos donos de tudo, como hoje ainda faz). O povo foi de arrasto.

Tudo por causa da sua interpretação apaixonada da música "Tua" (Letra de Bruno Pallesi - música de Walter Malgoni), considerada muito provocante. Uma injustiça sem precedentes.

Foi banida da televisão nacional (RAI) por alguns anos. Só faltou colocarem sal nos lugares que pisou.

O tempo foi passando, e o povo, sempre ele, que nunca viu nada de mal, repensou, exigiu a sua volta. A imprensa repulsiva (hoje chupa Berlusconi) deu para trás.

A Jula mulher novinha, como continua sendo hoje a senhora Jula, era uma moça com muito pudor. Nunca quis voltar ao assunto, nem cobrou a desfeita que lhe fizeram. Apenas mudou-se da Itália, sem raiva, família bem constituída.

Em 1970 cometeu a epopéia de apresentar-se em concerto no famoso Teatro Sistina de Roma, com a sua fantástica e refinada vocação para o jazz. Até Desafinado, do Jobim, cantou naquele palco de reis e rainhas.

Andou pelo mundo, foi e voltou, a rede mundial possui todos os dados. Até hoje, aos 80, está perto dos seus fãs e amigos do mundo todo, principalmente por ser a mulher séria que é, e pelo jazz (só clicar no nome bem lá em cima).

O vídeo abaixo é de poucos anos depois da maldade que lhe fizeram em 1959, no palco de San Remo, a fita original a RAI esqueceu em algum lugar, talvez numa cela de padres adoradores de Onan, mas é praticamente igual.

Saúde!, Jolanta.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario