lunes, 22 de agosto de 2011

Copa do Mundo de Xadrez

.
Neste 27 de agosto terá início a Copa do Mundo de Xadrez, em Khanty Mansiysk, na Rússia. Os 128 melhores cérebros de 46 países, num terrível mata-mata, inteligências de foice no escuro. 

Já imaginamos o estardalhaço que a Rede Globo e suas congêneres irão fazer em horário nobre: cobertura com 25 repórteres, 50 câmeras, entrevistas com especialistas, a começar pelo nosso Sultan Khan, etc.

Ironias à parte, entendam os amigos que, por alguma estranha razão, virou compulsão aqui no blog de vez em quando dar um bico nas canelas dos débeis mentais da cleptomaníaca tevê nacional, eles nada sentem mesmo.

O vencedor estará qualificado para o próximo torneio de Candidatos ao título mundial, no ano que vem. Neste ano, como sabemos, o vencedor do Candidatos foi Boris Gelfand, que será o desafiante do campeão mundial  Vishy Anand.

Em Khanty Mansiysk estarão todos os cobras, à exceção do campeão do mundo, por razões óbvias, e das feras Magnus Carlsen, Vladimir Kramnik, Levon Aronian e Veselin Topalov, que acreditamos já qualificados para o Candidatos.

Defendendo as cores do Brasil, solitários, quase que abandonados pelo seu país, teremos os nossos bambas Alexandr Fier, Diego Rafael Di Berardino e Darcy Lima. Com sério risco de sairem fora já no primeiro dia: no sorteio, pegaram as pedreiras Yue Wang (35º do mundo), Gata Kamsky (15º) e Peter Svidler (16º), pela ordem. Darcy, então, o rei do peso: foi premiado com o sujeito (Svidler) que além de ser o 16º do mundo, tem o melhor desempenho do planeta em 2011 e acaba de vencer o fantástico Superfinal da Rússia.


A abertura do torneio se dará no salão de concertos do Ugra Classic Theater, com a exibição do filme "Ugra - a capital do xadrez", ao som de Mozart e Vivaldi.

Além dos brasileiros, a palafita torcerá, como sempre, para os cubanos e para Baadur Jobava, da Geórgia. Se Jobava estiver naqueles seus dias de alucinação... mamma mia! Tomara.

As emoções serão AQUI. Mais a cobertura de uma dezena de sites mundiais e das tevês de outras plagas.


(Fotos: Galina Popova)















No hay comentarios.:

Publicar un comentario