sábado, 6 de agosto de 2011

Baden Powell, Saravá!

.
Baden Powell (de Aquino), natural de uma cidadezinha chamada Varre-e-Sai (RJ), hoje completaria 74 anos, se vivo fosse. Um dos maiores violonistas e compositores do Brasil.

Tem histórias. Seu filho conta algumas, como esta:

No início da década de 60, Baden tocava na boate Arpège, em Copacabana, e recebeu a visita do poetinha Vinicius de Moraes, que foi assistí-lo. A parceria Tom & Vinicius já fazia barulho e Baden ficou muito entusiasmado com o convite do poeta para que fizessem umas "musiquinhas" juntos.
"O Vinicius chegou me mostrando uma letra que ele disse ter feito pra toccata 147 de Bach, Jesus Alegria dos Homens, e cantarolou:
- Entre as prendas com que a natureza…
Aí eu pensei que ele era maluco, hahaha!".
Marcaram uns três "bolos" (encontros aos quais, um dos dois sempre faltava) e depois se trancaram no apartamento do Vinicius durante quase três meses; violão, máquina de escrever e o melhor amigo do homem, segundo Vinicius, o cão engarrafado: Whiskie.
O Vinicius, que ainda era diplomata, pediu uma licença ao Itamarathy e ligou para os pais do Baden avisando que ele ia ficar em sua casa uns dias. Imagina, o Baden mal havia entrado na casa dos vinte e tomava guaraná!

Baden viveu por mais de 20 anos no exterior, principalmente Paris, mas estava no Rio quando partiu em 26/9/2000, deixando uma obra formidável. Dele (com letra de Paulo César Pinheiro) vai esta jóia, composta ainda na década de 60.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario