domingo, 19 de junio de 2011

Sinfonia concertante 297

.
A Sinfonia Concertante K 297-B. A obra para flauta, oboé, trompa e fagote, de 1778, cujo manuscrito foi perdido. Mozart, sempre sem dinheiro, julgou que o extravio foi pura maldade dos parisienses.

Estranhamente, a maravilhosa  peça reapareceu quase cem anos depois. Até os dias de hoje especialistas discutem se a composição é mesmo a original, pois muitos defendem que sofreu alterações ou que foi concluída por outro compositor.

Numa coisa parece que há unanimidade: toda a peça é bela, e a parte orquestral é sublime.

Aqui, o segundo movimento. Bem, uma parte dele, infelizmente no youtube a tesoura não pára, judiaria.
 



O maestro Daniel Barenboim nasceu em Buenos Aires, em 15/9/1942. Descendente de judeus russos, possui as nacionalidades argentina, israelense, palestina e espanhola. Doutor em Música pelas Universidades de Bruxelas, Oxford e Londres, e em Filosofia pela de Jerusalém. Por tudo que representa, é detentor de uma extensa lista de premiações e honrarias.

A orquestra que o acompanha é a West-Eastern Divan, uma orquestra de jovens a que se dedicou, baseada em Sevilha, Espanha, com músicos de países do Oriente Médio, Egito, Irã, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina e Síria.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario