domingo, 27 de febrero de 2011

Rosas vermelhas para uma dama azul

.
Red roses for a blue lady (1948, Sid Tepper e Roy Bennett)

Por falar em dama azul, vai novamente um buquê de rosas amadurecidas, rubras de ardor por muito tempo retido, com amor, para Dolores Sierra Frida Von Allerborn, queridas mulheres que nos meus devaneios, sonhos confusos, acabam se tornando uma só pessoa, enigmática em sua simplicidade, que me trouxe de volta à vida, que afastou La Mentira do meu caminho, que acolheu minha raiva de desencanto, minhas lágrimas de anjo perdido, meu corpo queimado de febres em camas sem nome, minha saga de alamedas escuras e ruas tortuosas, da longa noite de olhos vermelhos. Será que ainda estou sonhando? Ou andei bebendo?




O cantor do vídeo é ele mesmo, o malandrão “do bem” Dean Martin (Dino Paul Crocetti -  Steubenville, Ohio, 7 de junho de 1917 – Beverly Hills, Califórnia, 25 de dezembro de 1995), que na década de 60 iluminou o mundo artístico junto a Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joey Bishop, e no cinema, quem não viu?, com Jerry Lewis. Possui três estrelas em Calçadas da Fama, duas (6519 e 6651) na Hollywood Boulevard pelo seu trabalho no cinema e na televisão, e a terceira, que aqui reverenciamos, na 1817 Vine Street, pelas suas gravações.


Mais uma com ele: Everybody loves somebody (1947, Irving Taylor e Ken Lane). Esta tem história. Depois de ser gravada por muitos artistas, inclusive Frank Sinatra, sem ser notada, em 1964 encontrou Dean Martin irritado com o que chamava “invasão britânica”, o rock dos Beatles. E prometeu: eu vou bater esses caras. Muita gente riu, ora, um “italiano” de 47 anos poderia no máximo agradar a uma parte da turma mais velha. Pois ele pegou a música que tinha Lane ao piano e colocou com orquestra e coro, e no dia 15 de agosto de 1964... bateu os Beatles, disparando ao topo das paradas de sucesso, número 1 por oito semanas na Bilboard Hot 100. E a música é agora um clássico popular que todos conhecemos, pela teimosia (e bom gosto) do “italiano”.





Em 20/dez/2012 recupero-me de uma injustiça que cometi: embora constem nos vídeos expostos, é justo citar as pessoas de amor que as postaram.
A primeira, Red roses for a blue lady, foi postada por Jackwyne (clique no nome e cai no seu espaço no youtube).
A segunda canção, Everybody loves somebody,  o foi por Ivan Vasconcelos (clique, idem).   








3 comentarios:

  1. Você não esta sonhando, nem bêbado. Adorei, beijos.

    ResponderBorrar
  2. Aaaai Salitito, não acredito! O rei da noite e tudo pendurando a chuteiras duvido.
    Brincadeirinha, tolinho, mas... não acredito mesmo, tá é escrevendo contos.
    Mas que bom seria guri!
    Bjoquinhas

    ResponderBorrar