lunes, 20 de septiembre de 2010

Chess Olympiad 2010













Na cidade russa de Khanty-Mansiysk, na fria e distante Sibéria Ocidental, um dos centros petroleiros mas ricos da região e uma rara combinação de urbanismo e pureza ecológica, se inicia hoje a 39ª edição dos Jogos Olímpicos de Xadrez, com um recorde de 1.376 enxadristas de 158 países.


Khanty-Mansiysk destinou 110 milhões de dólares  ao torneio. A partir do dia 29 a cidade também sediará o 81° Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), quando Kirsan Ilyumzhinov, o milionário ex-presidente da República da Kalmukia, que renunciou ao cargo há poucos dias sob graves rumores de corrupção, deverá se reeleger presidente da FIDE, que lidera desde 1995.
Desta vez Mr. Kirsan enfrentará nas urnas nada menos que o lendário campeão mundial Anatoli Karpov. Dizemos que Kirsan deverá se reeleger tendo em vista os métodos pouco ortodoxos de que é acusado de utilizar para a obtenção dos votos dos países membros. A Rússia e a Argentina voltaram atrás e apoiam Karpov. Kirsan diz contar com o voto do Brasil, mas nada se sabe oficialmente, o site da CBX nada diz, como de costume. Se perder, Karpov perderá apesar de contar com o auxílio de seu histórico rival nos tabuleiros, o célebre ex-campeão Garry Kasparov, que há meses viaja pelo mundo em busca de apoios. Karpov tem também em Magnus Carlsen um entusiástico defensor. Uma pena se perder, Karpov seria bom para o xadrez, uma das suas propostas é acabar com o clientelismo.


Nos tabuleiros, diferentemente da politica, o Brasil estará representado pelo que tem de melhor no momento: Rafael Leitão, Gilberto Milos, Alexandr Fier, André Diamant e Krikor Mekhitarian. A nossa grande ausência é Giovani Vescovi, que não vem em boa fase. No feminino teremos Juliana Sayumi Terão, Amanda Pereira, Vanessa Gazola, Jaqueline Pamplona Correa e Ana Paula de Oliveira.


As grandes atrações obviamente serão os russos, que se dão ao luxo de levar três equipes masculinas e duas femininas fortíssimas, ucranianos, búlgaros, armênios, os nórdicos e talvez os espanhóis por contarem com o naturalizado Shirov, que acaba de se classificar em Shangay para a final do Grand Slam em Bilbao. Veselin Topalov é o primeiro tabuleiro da Bulgária e o número um do ranking do mundo, Magnus Carlsen, o primeiro da Noruega.
Além destes, pretendo dar uma espiada na performance de Baadur Jobava, da Geórgia, pois quando este "maluco" está inspirado incendeia o tabuleiro.
Informações e partidas online Aqui


Fotos: a rainha Alexandra Kosteniuk, campeã mundial de 2009, que estará representando a equipe feminina da Rússia, e o teatro da cidade.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario