martes, 28 de septiembre de 2010

7ª ronda

Hoje os principais jornais do mundo, nas seções de arte, ciência ou esporte, estamparam manchetes semelhantes a que vai (esta do New York Times):

Ivanchuk is fantastic!

September 28, 2010 г. Khanty-Mansiysk

The Ukrainian team seriously improved their chances of winning the Olympiad. In the 7th round Ukraine defeated Georgia and moved to the clear first place with 13 points. Vassily Ivanchuk secured the victory by beating Baadur Jobava. Three other games were drawn. Ivanchuk demonstrates phenomenal chess here – his score is 6 out of 6!




Quer dizer, exceto no Brasil. Prova inequívoca de que os nossos múmios da imprensa são mais múmios que os múmios do exterior.

Hoje Ivanchuk bateu a Baadur Jobava. É aquilo que falávamos outro dia: o Jobava é um espanto, mas por vezes exagera, parece que não bate bem. Conduzindo as negras numa Caro-Kann, nos primórdios da partida tentou tomar a iniciativa e jogou-se feito doido ao ataque, sacrificando um cavalo já no 6º lance, uma mortandade desenfreada. Esqueceu que sentado na sua frente estava Vassily Ivanchuk, o homem que só não foi campeão mundial por ironia do destino. Fosse outro o adversário, talvez Jobava conseguisse, seu avanço foi terrível. Nestas Olimpíadas, 6 partidas e 6 vitórias de Ivanchuk! Sintomaticamente, o pior resultado da Ucrânia foi na 3ª ronda, empate em 2 x 2 com a Croácia, quando ele não jogou.


A Polônia arrancou um empate diante dos Estados Unidos. No primeiro tabuleiro o jovem Radoslaw Wojtaszek, 30º do mundo, bateu ao famoso japonês Nakamura, 15º, compensando a derrota de Macieja no terceiro tabuleiro diante do russo Onischuck. Gostamos muito do nobre gesto de Radoslaw, merece foto.



O Brasil caiu diante da Hungria de Péter Léko e Judith Polgar. Como todos sabem, Judith (56º do mundo) é a mulher de todos os tempos, tal a sua qualidade não joga a Olimpíada feminina, e sim entre os homens.
Hoje ela ensinou algumas coisinhas ao brasileiro Fier, numa Siciliana Kan: um erro grave das brancas de Fier no 34º lance, e tudo desandou em mais 4 movimentos. Vale foto da excepcional artista.
O Uruguay foi vencido pela Colômbia.
O Burundi, viva!, bateu de 2,5 x 1,5 as Ilhas Virgens. Mais um pouco e alcança o Brasil.

Nas meninas, as deusas russas não tiveram piedade da Hungria: 4 x 0!
As garotinhas indianas mostraram a que vieram, batendo a poderosa Ucrânia.
As nossas bravas iranianas empataram com a França, com a amiga Atousa arrancando um empate no primeiro tabuleiro diante da fenomenal Marie Sebag.



Y así pasan los dias.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario